Thursday, February 28, 2008

Delleuze e Guattari: Mil Planaltos, Capitalismo e Esquizofrenia 2




Finalmente em portguês uma das obras mais essenciais da contemporaneidade

Uma obra nascida do encontro entre o filósofo francês Gilles Deleuze e o psicanalista Félix Guattari, Mil Planaltos não obedece à estrutura habitual de um livro. Os capítulos, a que normalmente se está habituado, foram transformados em “planaltos”.
Uma estrutura de organização que envia o leitor para uma multiplicidade de possibilidades de conjugação do pensamento, rejeitando a hierarquia em favor de uma organização menos estrutural e mais rizomática. Este é o conceito metológico e, de um modo muito genérico, diz respeito a um modo de pensar que não conhece princípios absolutos, mas pontos de experiência.
Fazer uma recenção desta obra, uma das mais fundamentais na história do pensamento mundial, é revisitar os conceitos que os autores propõem discutir, analisar, revisitar e, logo, uma impossibilidade. O modelo é uma necessidade interna do pensamento, que não conhece estruturas lineares, é um livro “que não tem objecto, nem assunto, faz-se de matérias diversamente formadas, de datas e de velocidades muito diferentes.” (p.22)
As estruturas binárias (dentro/fora, interior/exterior, forma/material, expressão/conteúdo) são vistas como modelos dominantes do pensamento Ocidental, e rejeitadas dada a sua falsa heterogeneidade. A estrutura rizomática proposta, conceito chave para a compreensão do pensamento de Deleuze, define-se pela ausência de hierarquia ou unidade última.
Pode encarar-se esta obra como uma intensa e profunda discussão, decisiva para o modo de pensar contemporâneo, sobre assuntos tão diversos como: linguagem, a sociedade de informação, o capitalismo, a expressão. Como sintetizam na introdução: “nós não falamos de outra coisa: as multiplicidades, as linhas, os estratos e segmentaridades, linhas de fuga e intensidades, os agenciamentos maquínicos e os seus diferentes tipos, os corpos sem órgãos e as suas construções.” (p.23)

Mil Planaltos – Capitalismo e Esquizofrenia 2
De Gilles Deleuze e Félix Guatari
Tradução e Prefácio Rafael Godinho
Assírio & Alvim
656 pág’s
35€

texto publicado no suplemento IN do DN

No comments: